Introducing ‘Tippi’ Hedren

marniepromo23.jpg

Quando Alfred Hitchcock percebeu que não teria mais Grace Kelly para trabalhar para ele (ela tinha definitivamente virado Princesa de Monaco), Ingrid Bergman também não estava mais disponível e Vera Miles não era a beleza glacial que lhe agradava, teve que “criar” uma nova loura gelada. Por que Kim Novak não deu certo? Talvez porque ela rebatia demais sobre tudo o que o mestre mandava. Discordava das roupas que ele escolhia, não gostava das cores que ele queria que ela usasse, reclamava dos penteados e tudo o mais que referisse à sua aparência. Só que, para Hitchcock a aparência da estrela do filme era sempre FUNDAMENTAL. Muitos de seus filmes falavam de obsessões e nada mais apropriado do que ser obcecado por uma linda e distante loura.
A loura criada por Hitch, sua nova “descoberta”, no início da década de 60, foi Tippi Hedren. Seu nome de nascimento era Nathalie e Tippi era apelido de muito tempo. Hitchcock a viu em um comercial de televisão e resolveu fazer um teste com ela. Chegou a contratar Martin Balsam para contracenar com ela e pediu a Edith Head que criasse costumes especialmente para esse teste. Tippi foi aprovada e entrou para a história do cinema por dois filmes apenas. “The Birds” e “Marnie” são duas pérolas de Alfred Hitchcock para os quais Tippi Hedren emprestou seu charme, sua beleza e seu total domínio da sua presença física. Por ter trabalhado durante muito tempo como modelo de passarela e fotografia, Tippi sabia como utilizar seu corpo como um instrumento de comunicação visual. É fácil de perceber como suas melhores cenas dispensam diálogos, como, por exemplo, em “The Birds” quando ela senta à frente da escola, aguardando que a aula termine e fuma um cigarro, impacientemente. Seu modo de andar também é sofisticado e especial. Já em “Marnie” vemos a tristeza disfarçada em seu olhar, por trás de um ar frio e distante, como se ela não estivesse presente.
Hitchcock ficou tão obcecado em “moldá-la” a seu modo que chegou a colocar aspas simples, em seu nome para dar um ar de mistério e fazer com que ele ganhasse asas. Nos créditos de ambos os filmes o nome de Hedren aparece como ‘Tippi’ Hedren. Em seus filmes subsequentes, ela tirou as aspas e voltou a ser quem era. Apenas Tippi.
Surfando pela internet eu descobri hoje um site MUITO BONITO e com zilhões de fotos de Tippi, justamente nos filmes de Hitchcock. Fiquei maravilhado com a quantidade de informações visuais que encontrei e a raridade de tal arquivo fotográfico. É imperdível!! Não deixem de visitar Introducing ‘Tippi’ Hedren , onde encontrei pérolas como a imagem acima. Pelo menos para mim foi uma das melhores surpresas da internet até hoje. Quando que eu poderia imaginar, quando vi “Marnie” a primeira vez, há anos atrás, que um dia teria acesso a todo esse banco de imagens da gloriosa Tippi em seus melhores momentos? É para se deliciar…

5 thoughts on “Introducing ‘Tippi’ Hedren

  1. amei que poster maravilhoso desses astros do
    cinema. adorei que vocês continuem assim que coloque só classicos principalemente de Hitch que é barbaro

  2. O que mais gosto dos filmes de Hitch é que a maioria das suas loiras tem uma forma de classe inexistivel hoje. Tippi nem se fala.

  3. Moa, nao sei se é pq gosto demais de Os Passaros, mas acho a Tippi a melhor atriz do Hitchcock…talvez tb pelo fato de eu achá-la a loira menos “fria”, hehehe….
    Beijinhos,
    Bia.
    (E.T. Vamos fazer uma sessao Hitch qualquer dia desses? que tal?)

  4. Moa, nao sei se é pq gosto demais de Os Passaros, mas acho a Tippi a melhor atriz do Hitchcock…talvez tb pelo fato de eu achá-la a loira menos “fria”, hehehe….
    Beijinhos,
    Bia.
    (E.T. Vamos fazer uma sessao Hitch qualquer dia desses? que tal?)

  5. Esse site eh muito lindo mesmo! Muito classudo! Amei as fotos….
    Agora, voce disse uma coisa essencial sobre a Kim Novak – ela tinha personalidade e opiniao propria!! 😉 Nao era uma tolinha, facilmente manipulavel… Era uma atriz, nao uma modelo que virou atriz…. hihihi! Agora voce vai me estapear!!! Mas a Tippi tinha so panca…. Bonita MESMO era a Kim!!! :-))))))
    Beijaooooooooooo!

Comments are closed.