Qual foi o filme que mudou a sua vida?

A música que mudou a minha vida foi “Bette Davis Eyes”. Sem dúvida nenhuma outra canção me marcou tanto e me fez aprender a gostar de alguma coisa ou alguém. Todo o meu fascínio por Bette Davis e Kim Carnes vieram da primeira audição dessa música. Meu amor pela sétima arte se fortaleceu nessa época e essa música mexe comigo até hoje. Mas o filme que mais me tocou não é um grande marco na história do cinema e não ganhou prêmios ou bateu records de bilheteria. É um filme relativamente recente e que as pessoas até se referem a ele como “bonzinho” e “bonito”, mas não é o predileto de ninguém (pelo menos que eu saiba).
Estou falando de Great Expectations (Grandes Esperanças), dirigido por Alfonso Cuarón em 1998. Não me lembro o que me atraiu para vê-lo, mas foi provavelmente o elenco: Ethan Hawke, Gwyneth Paltrow, Anne Bancroft e Robert De Niro. Estava em São Paulo, numa tarde de folga. Entrei no cinema e me entreguei ao filme completamente. Isso eu faço com freqüência. Cinema pra mim ainda é uma pequena fuga, um momento de esquecimento, de prazer “egoísta” quando eu não penso em mais nada. É tão bom… :^)))

canyoufeel03.gif

O filme é sobre um menino que gosta de desenhar. Logo na primeira seqüência o filme já me ganhou porque eu também sou um “menino” que gosta de desenhar. Finn, a personagem de Ethan Hawke, desde menino tem cadernos de desenho e anda com seu estojo de lápis de cores a desenhar tudo o que vê. Ele mora na Flórida e, cercado de água, ele desenha peixes, estrelas do mar e conchas. Finn se apaixona ainda criança e ama a mesma mulher a vida inteira. No dia do seu primeiro encontro com ela Finn faz o seu retrato. É uma obra de arte, simples, poucos traços, sem cores. Mas é expressivo e forte, com um traço bem marcado e cheio de personalidade. Quando Finn reecontra Estella em Nova York, anos depois, ele finalmente tem a chance de desenhá-la como sempre quis. Essa seqüência em que ele faz uma série de desenhos dela – Estella faz um strip-tease bem sensual e vagaroso – é a melhor parte do filme. A música é perfeita (aliás durante o filme todo, a trilha sonora é nota dez!) e fica impossível não se envolver com o ato de amor que é aquela sessão de desenho.
Quando o filme terminou eu percebi que tinha nascido em mim um novo conceito de beleza em termos de desenho. Eu sempre fui fissurado em histórias em quadrinhos, de super-heróis, e queria que o meu desenho fosse tão acadêmico e fiel às proporções humanas quanto eu via nas revistas do Batman, Homem-Aranha etc. Mas sem o treino necessário tudo o que eu desenhava (e ainda desenho) era instintivo e muito característico da minha personalidade. Entretanto eu nunca gostei dos meus desenhos. Pelo menos não até ver Great Expectations e perceber que o “feio” pode ser bonito. Os desenhos do Finn não seguem os padrões que eu sempre gostei. Suas proporções não são as mais “tradicionais”, digamos assim, e eu me espantei ao ver o quanto gostei daqueles desenhos.
Como se não bastasse me fazer voltar a desenhar e aprender a dar valor à minha produção artística, esse filme mudou minha forma de ver a cor verde pois quase tudo no filme é verde. Cenários, figurinos, pequenos detalhes. Todos os atores são vistos usando algum tom de verde em algum momento do filme. As combinações de verde e preto estão em todas as partes e hoje eu não consigo imaginar outra cor melhor para decorar minha casa. Minha fissura por verde já ficou notória e coleciono objetos verdes de todos os tipos (canetas, pastas, cadernos, utensílios de cozinha, pratos, copos, jogos americanos, camisas, lençóis, toalhas…).

greenkiss.jpg

E tem mais: há duas lindas cenas de beijo, que certamente entraram para minha lista de beijos memoráveis no cinema. A primeira, eles ainda são crianças e ela o convida a beber água numa fonte. Quando ele se aproxima para beber, ela avança e beija sua boca, com o jato d’água em suas línguas. Anos mais tarde, no primeiro reencontro em Nova York, ele está desenhando em uma praça (que me pareceu ser Gramercy Park) e vai beber água numa fonte quando ela, inesperadamente, se aproxima e repete o mesmo beijo de anos atrás. Gwyneth Paltrow é meio chatinha, mas nesse filme (e nessa cena em particular, vestindo um modelo Donna Karan verde, muito sensual) ela está deslumbrante.
Por esses motivos Great Expectations é um filme que mudou minha vida. Pelo desenho, pelo verde, pelos beijos. É uma bobagem, talvez. Mas não consigo pensar em outro filme que tenha me marcado tanto. Gosto infinitamente mais de zilhões de outros filmes, mas esse tem um lugar especial no meu imaginário cinematográfico.

16 thoughts on “Qual foi o filme que mudou a sua vida?

  1. ah! Minha mãe vive falando desse filme que tem a música Sunshine on my shoulders !! Por favor, se alguém souber, diga o nome desse filme!!!!

  2. Vi “Talvez algum dia” quando tinha 13 anos e me marcou muito, pois era da mesma idade da menina do filme e gostava de um menino que também era da mesma idade do menino do filme. Ahhhh!!! E as 2 canções… Lindas!!! Também lembro até hoje!!!

  3. Sobre o filme talvez algum dia: Seu nome original é sooner or later, seu ator é o rex smith e seu diretor é bruce hart. Eu não achei lugar nenhum no Brasil que o venda, se alguém souber me avise, mas nos EUA você pode encontrá-lo no site http://www.amazon.com

  4. gostaria de saber o nome da trilha sonora do filmer blade runner.

  5. Ola pessoal
    Eu gostaria de obter em DVD ou Divx
    o filme Talvez algum dia (Sooner or Later).
    Se alguem souber onde posso conseguir, agradeço.
    Nickator

  6. Gostaria da ajuda de vcs para saber o nome de um filme que a muito tempo passou na globo. É a historia de uma mulher que tem cancer no joelho, eu acho, e que tem uma filha pequena. Ai ela resolve que não vai amputar a perna e, sabendo que vai morrer, começa a gravar fitas k7 para a filha ouvir quando crescer. No filme toc a musica sunshine on my shoulders. Será que alguem sabe o nome deste filme para que eu possa compra-lo?

  7. O filme que marcou muito foi “Talvez algum dia”. É um filme do fim dos anos 70, começo dos 80, sobre um amor impossível em que uma menina finge ser maior de idade pra conquistar um cantor de rock, que vira professor dela de violão, e também se apaixona por ela. Entretanto, quando descobre a idade dela, eles não ficam juntos.
    Vocês sabem como posso saber o nome original do filme ou como posso consegui-lo?
    Valeu.

  8. Primeiro vou falar como vim parar nesse site. Eu tava num calnal de Tv de clips de trilhas sonoras e gostei das imagens. Um casal correndo na chuva…tava no fim. Esperei pra ver o nome do filme:”great expectations”. Não lembrei dele. achei que ainda não tinha visto. vim pra internet pra saber que filme era esse. Acabei aqui nessa página: lembrei. já vi sim. Gostei. Mas eu me lembro que ele me deixou meio triste, sei lá. Talvez se eu visse de novo mudasse de idéia. Eu, pelo menos, já não sou a mesma pessoa.

  9. Fezoca, aquí de Natal continúo com taaaaaaaaaaanta saudade de Você, Você nem imagina… Sniff.,
    Edu

  10. Sem dúvida alguma, “BLADE RUNNER”. É um filme “completíssimo”, perfeito em roteiro, direção, cenografia, efeitos, personagens, grandes atores e o melhor de tudo, uma estória simples, mas que nos deixa pensando sobre o velho sentido da vida … Eu nunca mais serei o mesmo depois de Blade Runner. Ah, ía me esquecendo da música genial de Vangelis. Como eu disse, COMPLETÍSSIMO !

  11. Olha, vou ter que discordar de vc nessa frase “não é o predileto de ninguém (pelo menos que eu saiba).”
    Grandes esperanças foi o melhorfilme que já assisti na minha vida…acho que tinha uns 14 anos.. faz pouco tempo.. 2 anos… naqueles dias de insônia, liguei a TV .. era quase uma hora da manhã, tinha aula outro dia… peguei o filme no começo.. me interessei … depois do beijo da fonte me interessei mais ainda… e assim foi… hj ele é pra mim o melhor filme .. estou pra comprar o livro do Charles Dickens …
    Abraços..
    Heitor..

  12. Moa,
    Esse filme me surpreendeu um pouco, porque eu nao considero a Gwyneth uma atriz sensual e neste filme ela bota pra quebrar [putsz, de onde eu tirei essa expressao cafona?? ha ha ha!]. E tambem porque ela eh praticamente uma vilan, seduzindo e brincando com o Ethan Hawke. E tem a maravilhosa Anne Bancroft, no papel da tia!
    Mas eu preciso pensar, pra lembrar que filmes marcaram ou mudaram a minha vida…
    Perai um pouco… 🙂
    Bjus!

Comments are closed.