john Barrymore é Don Juan

Eu e o Ursão assistimos encantados um filme mudo, em preto & branco, de 1926 chamado Don Juan. No papel principal, o avô da queridíssima Drew, John Barrymore. O grande amor de Don Juan, Adriana della Varnese, vivido pela atriz Mary Astor , que teve um romance com Barrymore na vida real. Nos comentários, que o apresentador do Turner Channel faz no início e no término de cada filme, ficamos sabendo de detalhes interessantes sobre as filmagens e atores. Sobre Don Juan, descobrimos que John Barrymore vivia este papel na vida real [além das drogas e booze, ele era viciado em sexo] e teve um caso com Mary Astor que obviamente acabou mal. E quando ela lhe perguntou por que o caso entre eles não deu certo, ele respondeu “because I’m a son-of-a-bitch….”.
No filme, notamos os exageros dos gestos e olhares – que em algumas cenas dava um ar de lunáticos aos atores. Concluímos que como não havia a possibilidade de expressar as emoções e passar a mensagem com o som das palavras, os atores do cinema mudo tinham que caprichar nas caras, bocas e expressões do corpo.
Eu fiquei impressionada com algumas cenas, muito modernas e arrojadas para a época, como na que Don Juan duela com o conde Donati, numa luta de espadas, em que a câmera deveria estar provavelmente numa base móvel e os takes foram montados para dar a impressão de que somos parte da ação.
Maravilha cinematográfica, que continua entretendo mesmo depois de tantos anos!

don juan
[John Barrymore & Montague Love]

castdonjuan
[o cast de Don Juan]

10 thoughts on “john Barrymore é Don Juan

  1. preciso saber o nome do filme que a musica tema e sunshine na decada de 70 ou 80 nao me lembro exatamente

  2. preciso saber o nome do filme que a musica tema e sunshine na decada de 70 ou 80 nao me lembro exatamente

  3. Oi Simone!! O nome da música do filme Don Juan de Marco é: “Have You Ever Really Loved A Woman?”

  4. Gostaria que por favor me enviassem o nome, a letra ou a tradução da música tema do filme Don Juan da Marco o mais rápido possível.
    Desde já obrigada.

Comments are closed.