Eu estou guardando pra escrever sobre The Gold Rush, porque não queria escrever qualquer coisa sobre o filme escrito, dirigido e estrelado pelo gênio Charlie Chaplin. Mas não tem como escrever qualquer coisa, porque todas as palavras bonitas não vão com certeza descrever os momentos de alegria que esse filme me proporcionou. The Gold Rush é realmente uma pedra preciosa!
E pensar que Chaplin fez essa obra-prima em 1925 [e reeditou com narração e música em 1942]. Primeiro ele enfiou toda a produção nas montanhas da Sierra Nevada, aqui no norte da Califórnia, para filmar num Alaska quase original. A empreitada não deu certo e o diretor voltou para Hollywood, onde recriou o ambiente em estúdio. Fantástico! Não dá pra perceber quais cenas foram feitas in loco e quais foram feitas no estúdio.
Tudo no filme é delicioso. A cena em que o vagabundo tenta sair da cabana do bandido, mas o vento não deixa, é de chacoalhar a pança com gargalhadas. O filme é doce, é triste, é engraçado e é genial!
Outra cena memorável é quando o vagabundo e o gold digger Big Jim Mckay [Mack Swain] comem um sapato. Chaplin era um perfeccionista e fazia até cem takes da mesma cena, até conseguir que queria. O sapato da cena era feito de licorice e Mark Swain ficou doente do estômago, depois de comer e comer o sapato incontáveis vezes. Mas ficou perfeito!
Eu vi The Gold Rush num especial sobre Charlie Chaplin no TCM, que no pacote passou antes um documentário sobre o filme. Nele, a atriz Georgia Hale, que faz a mocinha, conta que Chaplin era um mulherengo e mesmo recém-casado com a atriz de 17 anos, Lita Grey, flertou descaradamente com ela durante as filmagens. O documentário também mostra cenas cortadas do filme, como a final, onde o vagabundo beija a sua amada Georgia – repetidas vezes….! Um filme encantador, pra se rever sempre!

6150_0007.jpg

2 thoughts on “The Gold Rush

  1. Está muito bom o trabalho que voces fizeram. Eu queria que me manda-sem coisas sobre o Carlin em produtor,realizador… Se possivel agora e digam me se soberem alguns saits da net.

Comments are closed.