Ainda estamos no Festival de Estrelas no TCM, onde cada dia um ator/atriz entra no spotlight com vinte e quatro horas de filmes protagonizados por eles. Ontem eu vi dois filmes com a Lana Turner. Em The Bad and the Beautiful, de 1952, ela contracena com o Kirk Douglas, que faz um big shot de Hollywood. Tem uma cena fantástica com a Turner dirigindo e chorando, depois de levar um fora mastodôntico do Douglas e se descabelando num ataque histérico na direção do carro. A câmera pega os movimentos dela de trás pra frente e depois no inverso, como numa onda. Botaram uma chuvarada caindo de repente pra deixar a cena mais dramática. Lana Turner era óóóótima!
No outro filme ela faz uma loira fútil que se casa com um singelão, mas não consegue desempenhar o papel de esposa e mãe – Marriage Is a Private Affair, de 1944.
O comentarista oficial dos filmes do canal – Robert Osborne – disse que nos 40 e 50, Lana Turner era tão popular e escrutinizada pela mídia quanto as estrelas de hoje, como Julia Roberts e Jennifer Aniston por exemplo. Absolutamente tudo o que ela fazia virava notícia. No filme Alice Doesn’t Live Here Anymore, do Martin Scorsese, tem uma cena onde a Ellen Burstyn conta para o Kris Kristofferson a aula sobre beijos que o irmão tinha dado pra ela, afirmando que não se podia abrir a boca durante a beijação. Mas quando ela viu a Lana Turner abrindo a boca para beijar John Garfield em The Postman Always Rings Twice, sacou que o irmão não entendia nadinha de nada de beijos…… Já a Lana….. era uma expert!

2 thoughts on “Queen Lana

  1. Lia, tambem achei que a Marilyn deve ter se influenciado na Lana. Eu vou tentar procurar os nomes em portugues, tah? Mas nao posso garantir que vou conseguir! 🙂
    bjao,

  2. Fernanda.
    Lana Turner era mesmo uma rainha. Linda, protagonizava filmes a que assistíamos na maior empolgação. Na minha opinião, mais sensual do que a Marilyn Monroe (que veio bem depois) e que eu pessoalmente achava exagerada em suas performances. Se der, Fernanda, vc teria condições de colocar o título em português destes filmes que assiste e comenta? Lia.

Comments are closed.