Umas semanas atrás eu vi Seabiscuit e fiz a procrastinação que eu sempre faço quando gosto muito de um filme mas não consigo pensar em nada que não seja clichê para comentá-lo. Então a minha experiência emocional de ver o lindo Seabiscuit passou em branco aqui no Cinefilia.
A história do filme é baseada em fatos que realmente aconteceram. O cavalo perdedor Seabiscuit, que foi treinado pra deixar os outros cavalos ganharem e é tido como um cavalo sem futuro, ganha uma chance de ser retreinado e competir pra valer.
A trajetória do cavalo, que de perdedor vai ganhando todas as competições, até poder competir com o melhor cavalo do país e ganhar, vira uma analogia para a situação do povo americano durante os anos da grande depressão. Os sem-teto, desempregados, no fundo do poço, jogados na lama, sem futuro, castigados pela pobreza e desesperados, viram no cavalo um reflexo das suas próprias desesperanças e a certeza de que só precisavam de uma segunda chance para reerguerem-se.
O filme conta a história de todos dos envolvidos na saga do cavalo Seabiscuit. O seu treinador Tom Smith [Chris Cooper], o dono Charles Howard [Jeff Bridges] e o jóquei Red Pollard [Tobey Maguire].
Todos os atores estão muito bem, com destaque para Tobey Maguire. A cenografia e figurino são impecáveis e a história do cavalo é apaixonante. Um filme bonito, inspirador e sentimental.

9 thoughts on “Seabiscuit

  1. O filme “Seabiscuit” será lançado até o final do ano – provavelmente em outubro de 2003 – no Jockey Club do Rio de Janeiro em um grande evento.
    O Depto de Marketing do Jockey poderá dar mais informações. Tel. 2512-9988

  2. Caro amigo,
    Por que a UIP do Brasil não incluiu em sua programação até o fim do ano o filme “Seabiscuit” que em pouco mais de 45 dias já havia faturado mais de US$100 milhões ?
    A UIP não tem realmente intenção de exibi-lo aqui ?
    Já mandei dois e-mails para a UIP sem obter resposta.
    Se você pudesse dar alguma informação, algum esclarecimento, eu ficaria agradecido.
    Grande abraço

Comments are closed.