Batman Begins – estréia

batlogo.jpg

Finalmente!
Batman Begins não é um filme para crianças. Batman Begins não é um filme colorido, alegre, divertido nem típico de “Sessão da Tarde”. Batman Begins é um filme sobre raiva, medo, vingança, justiça, obsessão e paixão. Batman Begins é um filme sombrio, escuro, com um plot complexo, cheio de personagens e não linear. Batman Begins é um PUTA FILME!
A história está correta, mesmo que com as variações de costume. Isso não é problemático, pois o mito Batman está preservado. Christian Bale é, até hoje, a melhor versão em carne e osso de Bruce Wayne que poderíamos querer. Melhor do que isso só os desenhos de Neal Adams ou de Frank Miller. Bale é intenso, sombrio, angustiado e tem todo o physique du rôle necessário para interpretar um bilionário que não se diverte (só finge se divertir) e ao acordar, depois de uma noite inteira brigando com bandidos, toma uma vitamina e se joga no chão para fazer flexões, mesmo com o braço cheio de hematomas.

bat.jpg

Michael Caine como Alfred, o mordomo, é o único a adicionar um leve toque de humor. Katie Holmes, cujo sobrenome no filme é Dawes faz as mesmas caras de sempre e parece estar em Capeside, ainda apaixonada por Dawson Leery… uma pena. Felizmente Gary Oldman, Morgan Freeman e Liam Neeson estão divinos.
Por mais que eu goste dos filmes do Tim Burton não há como negar que Christopher Nolan fez um Batman bem mais próximo do Dark Knight de Frank Miller. Um personagem complexo, que vive assombrado pela morte dos pais e cuja mistura de raiva e medo o propulsiona adiante em sua missão de combater a injustiça. Quem não tem vontade de fazer justiça com suas próprias mãos, num mundo cheio de autoridades corruptas? Quando eles falam de uma cidade como Gotham em que os ricos vivem numa realidade completamente diferente do resto da sociedade, cheios de medo, e onde a podridão da corrupção assola, não há como não pensar no nosso país, em especial na minha cidade. >suspiro< Batman Begins não é um filme light, estejam avisados. Não tem humor e não diverte. Ninguém solta gargalhadas durante o filme. Mas é assim mesmo que as histórias em quadrinhos do Batman sempre foram. Pelo menos as melhores. Então o lance é ir pra se identificar (ou não) com as suas neuroses e obsessões e pensar no que você faria se tivesse tanta raiva, tanto medo… e tanto dinheiro. ;^)
Eu amei o filme. Mas talvez não seja o sucesso de bilheteria que a Warner Bros. esteja esperando. Vejamos.

7 thoughts on “Batman Begins – estréia

  1. O filme é espetacular. O Christian Bale atuou muito bem.Christopher Nolan fez um trabalho espetacular esse batman põe medo na gente. Esse sim parece ser o batman mesmo, e não aquele “colorido” dos dois filmes anteriores.

  2. Batman Begins é tudo q os fãs da HQ poderiam querer depois dos dois últimos desastrosos filmes.
    Christopher Nolan deu ao filme o ton ideal, Christian Bale encarnou perfeitamente o papel, e o resto do elenco foi primoroso, com exceção de Katie Holmes, q mais uma vez se mostrou uma grande decepção.
    O melhor Batman já feito!!!
    Christian Bale é maravilhoso em todos os sentidos!!!

  3. Ah, eu achei o filme bem decepcionante… Bale é péssimo, e o filme não realiza uma transposição bem-sucedida da HQ para o cinema, como ocorreu nos dois recentes “X-Men” e “Homem-Aranha”. O melhorzinho é o Gordon de Oldman, com menções honrosas para o Cillian Murphy e o Liam Neeson. De resto, pff…

  4. Moa, concordo com você! Senti falta do sombrio-colorido do Burton, mas não há dúvidas de que Bale é perfeito para o papel. Ele consegue se transformar em cada fase distinta do filme, e eu o acho muito talentoso, além de lindo – o que o Bruce Wayne deve mesmo ser. 😉

  5. Fezoca e Moa
    Falando primeiro a Moa: sou da tribo da Meg e, portanto, já tenho como vc como catedrático de cinema. Estou por fora desses assuntos por ter parado no tempo e ficado defasada, embora considere voltar de uma hora para outra. Mas tenho uma neta que tem pretensão a fazer curso universitário de cinema. Posso dar o endereço do blog de vcs pra ela ir se arregimentando de informações? Ela é calminha.
    Fezoca, andei revendo o Multiply e tive a gloriosa surpresa de encontrá-la com foto e tudo
    em uma mensagem pra mim. Bonitona, hein?
    Adorei, Fê, tenho vc na mais alta conta.
    Beijos.

  6. Moa, estava um pouco reticente para assistir ao “Batman Begins” mais por uma questão de faltadesaquismo, pois achei que seria the good old shit. Mas, ta-da, o seu texto mudou a minha pré-opinião e hoje é dia de cinema!
    Abraços,
    Rico

  7. Oi, tudo bem? Pois é, eu acho o Christian Bale meio enigmático, mesmo. E acho que ele foi mesmo o cara certo pro papel. Os críticos estão se achando super engraçados ao falar dos lábios do ator, mas triste mesmo é ver a Katie Holmes no longa. Isso foi imperdoável… Se bem que eu achei ela bem em um filme só em toda minha vida, chamado “Do jeito que ela é”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *