É um filme com Gene Kelly em Paris, mas não chega aos pés do clássico An American in Paris. É um road movie, é divertido, mas não é um dos melhores de Kelly, apesar de ter um climinha “joie de vivre”. laroutejoyeuse1.jpg
O filme é The Happy Road de 1957, dirigido e co-produzido pelo Kelly, que também interpreta o papel principal. Ele é um americano [of course!] viúvo e workaholic vivendo em Paris, que coloca o filho numa escola na Suiça. O menino, querendo ficar com o pai e provar que pode ser auto-suficiente, resolve fugir da escola e surpreender o pai, aparecendo no apartamento deste em Paris. E foge acompanhado de uma amiguinha francesa. Os pais das crianças – Kelly e a atriz francesa Barbara Laage, são avisados e correm até a escola, de onde fazem o caminho até Paris atrás dos filhos, que pra poder preencher os noventa minutos do filme, dão um olé atrás do outro nos pais. The Happy Road é uma comédia-familiar-romântica-multicultural. Durante a viagem, muitos diálogos acontecem em francês e Kelly fala inglês sem parar [literalmente, ele parece uma metralhadora verborrágica], fazendo piadinhas e criticando os franceses o tempo todo. A única cena realmente engraçada é a protagonizada pelo talentosissímo Michael Redgrave, que está hilariante e rouba o filme no papel de um general inglês em manobras militares na França. Apesar dos clichês e do surpreendente mau humor de Gene Kelly, o filme tem seu charme, especialmente nas paisagens das estradas que ligam a escola suiça à Paris. Tá certo que tudo deve estar muito diferente hoje, mas não pude deixar de pensar que em breve estarei numa happy road como aquela, fazendo porém a direção oposta, de Paris em direção a Provence, no sul da França. U-lá-lá!

2 thoughts on “The Happy Road

  1. Ai, meu Deus
    E eu que fiz nova mudança e não encontro meus guardados do Marais… tsk tsk…
    Oh! Fer
    Mas vc já sabe é o sixieme, 6ëme. Place des Vosges.
    beijus

  2. Ai, que delícia! Fer, procure ver “Two for the Road” com a Audrey e o Albert Finney ANTES da sua viagem. É uma delícia de filme e é passado nas estradas da França. Depois me conta.
    Beijocas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *