Acho que o título do meu post não é o mais adequado, pois Bette Davis NUNCA estará fora de moda. Tem gente que é assim. Tem talento, carisma e energia suficiente para deixar uma marca no mundo que faz com que elas nunca deixem de ser uma referência, uma fonte de inspiração e, portanto, estão sempre em voga.
Bette Davis, que a Fer tá aprendendo a gostar mais e mais, apesar dos roteiros quase mexicanos de filmes não tão bons assim, é sempre popular e talvez por sua coragem fenomenal durante toda sua vida, tenha se destacado numa época em que sobreviver em Hollywood era para poucos.
Por causa da famosa “falta de beleza clássica” (fato do qual eu discordo totalmente), Bette teve que lutar para provar que era boa. No seu túmulo está escrito, como ela já havia determinado anos antes, “She did it the hard way”.
Sua coragem pôde ser comprovada ao publicar na sessão dos classifcados do “The Hollywood Reporter” de 21 de setembro de 1962, um anúncio procurando emprego. Como Bette era uma atriz consagrada e premiada isso foi um grande choque para a comunidade hollywoodiana. As fofocas foram inúmeras de que ela estava acabada e ultrapassada e que esse anúncio era um ato de desespero para tentar voltar a trabalhar.

bette_ad.jpg
Clique e amplie – imagem exclusiva do Cinefilia!

Entretanto, a grande sacada de Bette foi divulgar seu retorno a Hollywood depois de um período afastada. Ela tinha recém saído de uma produção de sucesso de A Noite do Iguana, na Broadway, e era aplaudida veementemente a cada apresentação. Sua autobiografia The Lonely Life estava sendo lançada assim como seu último filme, recém concluído, Whatever Happened to Baby Jane?, cuja première foi em 16 de outubro de 1962.
É claro que o anúncio tem um fundinho de verdade. Apesar de ter terminado Baby Jane, Bette não tinha um novo contrato. O filme ainda não havia sido lançado e ela não sabia se faria sucesso ou não. O anúncio foi uma aposta que Bette fez. E isso lhe valeu mais alguns anos de sucesso além de mais um ítem na sua lista de pioneirismos. Mas isso já é outra história, que eu deixo para outro dia.
Gosto de pensar em Bette Davis sempre feliz e satisfeita com seu sucesso e suas conquistas. Como na foto abaixo. Falta de beleza? Tá louco? ;^)

classic64.png

9 thoughts on “Bette Davis REVIVAL

  1. http://www.cuidedenossosanimais.zip.net Como vc esta? tudo bem anjo, eu e meus cãozinhos de rua que tanto amo te amamos ta, somos admirados com seu site lindo.Aceite o selo da campanha contra violencias aos nossos animaizinhos, como os cãozinhos de rua,ajude nos, coloque numa lugar fixo do seu site, e mostre que vc não permite maustratos aos animaiamos acabar com essas pessoas que agredem e maltratam animaizinhos que vivem

  2. Moa, faz tempo que eu nao passava por aqui. Acabo de te ver no blog do Marcos, e resolvi dar uma passada pra te visitar. Sim, estou no Canadá, mas é por pouco tempo: em fevereiro estarei de volta na terrinha. Se tiver oportunidade, venha passar um tempinho aqui para assistirmos filmes juntos! Tem muita coisa interessante passando, sobretudo filmes independentes que dificilmente vao chegar ao Brasil. Estou me esbaldando nos cinemas daqui. Sobre a Bette Davis, preciso preencher uma grande lacuna na minha cultura de cinema: vi pouquíssimos filmes com ela, e todos eles com ela já idosa. Nao conheco quase nada da Bette Davis jovem. E vendo as fotos aqui no teu blog, concordo com vc que ela era bela, sim. Uma beleza incomum, pouco usual, e que por isso mesmo chama muito mais atenção do que a beleza convencional de tantas outras atrizes.

  3. Fezoca e MegLee, esse post foi feito para vocês. Que bom que gostaram. Eu já imaginava. Hehehehe.
    No quesito beleza eu não posso discutir: quando a gente ama a gente só enxerga beleza. Claro, depois de velha é difícil a gente manter a tal da beleza. Hoje acho Ioná Magalhães linda, mas até quando eu não sei. Bette Davis pode não ser a Kim Novak, mas era bela, SIM! E tenho dito. Humpft!

  4. OK. OK. OK, You win!
    Estou multicolorida: verde de inveja branca;-)
    babando roxo
    e sapateando encarnado.
    Mas, como sou uma chess player, devo admitir a sua vitória!
    Inclino meu Rei!
    Com um sorriso não-amarelo hohoho, declaro-me a NUMBER ONE FAN número dois:-)))
    =-=-=-=-
    Agora, fora da brincadeirinha. Magnífico post!
    Digno de figurar para sempre na melhor e maior galeria que houver de fãs da Bette Dvis, se é que existe uma. Se não existir, devia.
    Vou fazer chamada no Sub Rosa: mas só depois que eu me recuperar, no momento estou indo ali, pra desmaiar 5 vezes.
    You’re the best!
    Beijoooooooooooooooooossssssssssss desm……..

  5. Moa, totalmente “mulher coragem”, hein? 😉
    Ela esta linda nessa foto! A foto esta linda. Mas apesar de ser um colosso de mulher, ela nao era um padrao de beleza. Se ela nao tivesse a personalidade e o talento, nao passaria de uma plain jane. E com foto tirada por professionals, meu bem, ate eu fico lindona de arrasar quarteirao! 🙂
    Adorei esse post! Eh o nosso estilo Cinefilia. 🙂
    beijoo,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *