Acho que já falei mais de uma vez, aqui no Cinefilia, que fiz faculdade de artes e que todos os trabalhos que tive que desenvolver tiveram a Sétima Arte como tema. De alguma forma isso sempre foi fácil para mim porque eu pensava (e penso) em cinema o tempo todo.
Sendo assim, nada mais natural do que me inspirar após uma série de encontros com as vacas espalhadas pela cidade na famosa Cow Parade. Vi várias vacas, embora não muitas pois as condições de passeio na Zona Sul do Rio de Janeiro não são as mais agradáveis (estacionamento difícil, quase impossível, população de rua abundante, ameaça de arrastão na praia e policiais truculentos à volta, falta de educação do povo que não sabe apreciar nada com um mínimo de distância e por aí vai).
Ver essas vacas em seqüência tem um efeito muito legal. A gente quebra a rotina, o esperado, força a visão para o novo e começa e perceber nuances e contornos onde antes não se via grande coisa. Tem surpresas e sente emoções novas. Pra mim esse é a razão maior de se fazer, ver e apreciar arte como um todo. Ir a um museu nos faz repensar o dia a dia e enxergar outras possibilidades. No caso de Copacabana até as fachadas dos prédios na Avenida Atlântica são fonte de inspiração.
Voltando às vacas, elas são baseadas, quase todas, em três posições “fixas”. O que difere é a forma como são pintadas, texturizadas ou “vestidas”. E aí me lembrei de um trabalho que fiz na faculdade onde pintei uma longa seqüência de Bette Davises apartir de uma mesma foto. Tinha Bette Davis apenas nas cores primárias, tinha Bette Davis texturizada, tinha uma bem perua, outra vampiresca e outras mais. Infelizmente não consigo encontrar esse trabalho no meio dos meus guardados. Será que joguei tudo fora num acesso de loucura durante a última mudança? Ao procurar esses desenhos encontrei outros. Muita coisa de cinema, é claro, e dentre eles uma outra série de ensaios bettedavísticos que coloco aqui abaixo. É só clicar para ver melhor. Desenhar era tão bom. Não sei porque parei.

Bette_1_small.jpg Bette_2_small.jpg
Bette_3_small.jpg Bette_4_small.jpg
Bette_5_small.jpg Bette_best copy.jpg

2 thoughts on “Bette e as Vacas

  1. HÁ! Sabia que vc ia chegar em casa e procurar esses desenhos!!!
    Acho que uma das coisas que eu gosto da cow parade é justamnete procurar pelas vacas. Vc vai andando pela rua procurando por um elemento inusitado, destoante do cenário…
    Então, vamos na Barra no fim de semana?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *