Cinema Reserve “enlatado”

0501_095458.jpg

Para colecionadores de DVD não tem nada melhor do que saber que um dos seus filmes mais apreciados e cultuados foi relançado em edição especial, dupla, com extras e um folheto incluso além, é claro, do filme ter sido restaurado (som e imagem). A última vez que fiquei “embasbacado” com uma edição especial foi com o DVD de My Own Private Idaho da Criterion Collection que eu comentei aqui.
Agora foi interessante o fato de eu ter “encontrado” dois lançamentos em sites diferentes, tê-los comprado e já estar com ambos em mãos para uma comparação. Um, no site da 2001 Video (que, by the way, é o MELHOR lugar para se comprar DVDs aqui no Brasil – corretíssimos, super atenciosos, especializados, com preços ótimos e muito eficientes – sou só elogios), foi a “pérola” Lifeboat do mestre dos mestres Alfred Hitchcock, de 1944, um dos poucos filmes com a grande Tallulah Bankhead. Edição especial da Twentieth Century Fox Cinema Reserve. DVD duplo, com making of, comentários de críticos e encarte com fotos e informações sobre o filme e a produção. Imagem e som excelentes. A caixa é Amaray, aquela de plástico, como a maioria das caixas de DVD aqui no Brasil e tem um envólucro de papel mais grosso, plastificado, que dá um toque especial ao produto.
A outra compra que eu fiz foi da mesma coleção Cinema Reserve da Fox. O relançamento em questão é a obra prima de Joseph L. Mankiewicz, de 1950, All About Eve. Nos extras há um documentário de 25 minutos sobre as filmagens e embora tudo e todos neste filme sejam super elogiados, eles falam algo que é notório do público até hoje: “All About Eve é o que é PRINCIPALMENTE graças a Bette Davis.” E eu, é claro, concordo 100%. ;^)
Essa segunda compra eu fiz no site da Amazon, na Inglaterra. Fiquei surpreso ao descobrir, “fuçando” lá, que os preços eram MELHORES que os da Amazon nos Estados Unidos (taxas de entrega bem mais baratas e a entrega em si é mais rápida) e, pasmem, melhores que os preços no Brasil. E isso após converter os valores para a nossa moeda, claro. Outro “detalhe” importante para mim é que a embalagem dessa edição de All About Eve é de metal e SUPER bonita e elegante! Isso dá ao DVD um toque especial e um prazer diferenciado. Mais ou menos como ler um livro de capa dura, papel couché etc e um livrinho de bolso qualquer em papel jornal. Não é diferente?
Outro detalhe sobre a compra na Amazon é que eu fiquei receoso de ter que pagar taxa de importação e ter os produtos retidos pela PF (comprei um CD triplo da Nina Simone também, que é a “musa” do momento nos meus ouvidos). Felizmente, com apenas dois dias de atraso e totalizando 10 dias corridos entre a data da compra e a entrega, o pacote chegou às minhas mãos pelo correio, sem estresse algum. Bom, né?

0501_095304.jpg
0501_095410.jpg
0501_095551.jpg

Falando em “coincidências”, assim como eu comprei “sem planejar” dois lançamentos dessa coleção “Cinema Reserve”, a estrela de “Lifeboat” (Tallulah Bankhead) foi alvo de especulação na época do lançamento de “All About Eve” como tendo sido fonte de inspiração para a outra estrela (Bette Davis) compor sua personagem, a famosa e incomparável Margo Channing. Davis negou que tivesse se inspirado em Bankhead, mas as comparações são inevitáveis pois há realmente um ar de Tallulah em Margo. E ver os dois filmes em seqüência, com isso em mente, embora sejam dois filmes COMPLETAMENTE diferentes, é uma delícia só.

One thought on “Cinema Reserve “enlatado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *