A Mulher do Tenente Francês

French_Lieutenants_Woman-1.jpg
Um dos mais belos filmes já feitos, adaptado pelo brilhante Harold Pinter do romance de John Fowles, The French Lieutenant’s Woman é a história de uma filmagem e do envolvimento paralelo entre atores e personagens. Dois mundos diferentes, separados por uns 100 anos de história, por casamentos, costumes morais e interesses. Dois finais diferentes para cada par, vividos pelos mesmos atores: a magnífica, hipnótica e inesquecível Meryl Streep (foi nesse filme que o meu coração foi arrebatado para todo o sempre) e o sempre impecável Jeremy Irons.
É fascinante como a gente consegue esquecer que é um filme dentro de um filme e se surpreender quando as personagens “somem” e os atores aparecem. Claro, ainda assim é um filme sobre a filmagem de um filme e a história central é a do livro de Fowles, mas a “mistura” entre os dois mundos é que é o grande barato. Eu ainda acho que esse é um dos melhores filmes de todos os tempos, certamente o melhor de 1981.
Charles é um cientista que vai se casar com uma jovem beldade. Um dia ele vê Sarah no pier e resolve ir até ela pois teme que ela possa cair no mar já que as ondas batem alto e venta muito. Em meio a essa “ressaca” do mar ele a chama. Sem sair do lugar ela olha para trás e os dois se vêem pela primeira vez. A troca de olhar entre os dois é tão intensa que até Os Simpsons já fizeram uma homenagem à cena.
french_lieutenants_simpsons.jpg
meryl_streep_gallery_9.jpg Não é para menos. O olhar de Sarah, sua expressão de mistério, abandono e quase loucura, é fascinante e hipnotizante. Não posso deixar de pensar que o mérito é mais da Meryl Streep do que do diretor, da música, do fotógrafo ou do guarda-roupa, embora tudo isso ajude. Meryl tem um rosto anguloso e uma expressão que nos faz querer “aproximação” e não conseguimos desviar os olhos dos seus. Eu pelo menos não consigo.
Revi o filme hoje e, embora tenha tido algumas interrupções (quem mandou ter dois cachorros em casa?), continuo ADORANDO-O.

4 thoughts on “A Mulher do Tenente Francês

  1. Muito obrigada pela atanção e pela informação sobre o espisódio dos Simpsons – vou procurar assistir! Um abraço.

  2. É um dos meus filmes favoritos, e um dos meus livros favoritos, sempre. Mas fiquei curiosa em saber: que espisódio é esse dos Simpsons?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *