Meet Me in St. Louis

Meet Me in St. Louis é um musical romântico dirigido pelo diretor Vincente Minnelli em 1944. Esse filme é diversão pura, porque é cheio de números musicais clássicos bacanérrimos, de lindas cenas bucólicas em technicolor e muitas, muitas referências à comida. O filme é dividido por estações do ano e se inicia no verão, dentro da cozinha.
Os Smiths são uma típica família classe média que vive num casarão vitoriano na cidade de St. Louis, estado do Missouri, em 1903. São o pai, a mãe, a empregada, quatro filhas e um filho. No inicio do filme é verão e a mãe e a empregada estão ocupadas na cozinnha preparando o jantar e fazendo catchup. Todos que entram na cozinha dão uma provadinha na conserva de tomates e dão um palpite—muito, ácido, muito doce, muito grosso. No final. mesmo não chegando a um consenso, a empregada encerra o assunto colocando o catchup nas garrafinhas com um funil.

meet-me-sl_6.jpg
meet-me-sl_1.jpg meet-me-sl_2.jpg
meet-me-sl_3.jpg meet-me-sl_5.jpg
meet-me-sl_4.jpg
making catchup

A filha mais velha está esperando o telefonema do namorado. Ele está em New York e vai ligar interurbano, por isso a família se organiza pra tentar adiantar o horário do jantar. Mas o pai não aceita e a empregada tenta então servir tudo nas pressas. Primeiro uma sopa de tomates, afinal é verão. Depois uma bela peça de corned beef, servida com repolho cozido. O pai reclama que a carne está cortada muito fina. A empregada retruca que a patroa mandou ela cortar bem fino pra carne poder ser servida em duas refeições. O pai vence a batalha e todos se servem de grandes e grossas fatias de corned beef.

meet-me-sl_7.jpg
meet-me-sl_10a.jpg
meet-me-sl_8.jpg meet-me-sl_9.jpg
meet-me-sl_10.jpg meet-me-sl_11.jpg
corned beef & cabbage

Com o outono chega o Halloween e as cenas mostram novamente as funções na cozinha. A empregada está decorando um bolo enorme e lindo. As meninas chegam fantasiadas e lhe pregam um susto. Depois de vários acontecimentos durante e depois do trick or treating todos se sentam pra devorar vasilhas cheias de sorvete e contar histórias do Halloween. O pai chega com a notícia que por razões do seu emprego a família vai ter que se mudar para New York, mas ninguém se mostra feliz. St Louis é a cidade onde todos desejam permanecer.

meet-me-sl_12.jpg meet-me-sl_13.jpg
meet-me-sl_14.jpg meet-me-sl_15.jpg
meet-me-sl_17.jpg
halloween treats

No decorrer do filme há muitos bafafás românticos envolvendo as irmãs mais velhas, com destaque para Judy Garland, que é a estrela do filme e protagoniza quase todas as cantorias. Margaret O’Brien, que faz o papel da irmãzinha fofinha mais nova, contou numa entrevista anos mais tarde que foi muito fácil trabalhar com Judy Garland nesse filme, pois nessa fase a atriz estava sempre feliz. Foi nos sets de filmagem de Meet Me in St. Louis que ela conheceu e se apaixonou pelo seu futuro marido Vincente Minnelli, que dirigia o filme. Garland começou sua carreira como atriz infantil num tempo em que os estúdios tinham permissão para fazer coisas que hoje seriam consideradas abusos e torturas horripilantes. Uma das atrocidades que os produtores da Metro-Goldwyn-Mayer faziam com a menina prodígio Judy Garland era não deixá-la comer, mantendo-a sempre numa rígida dieta, para que não perdesse a sua figura esbelta que vendia bem e ajudava os crápulas de Hollywood a encher os bolsos de dinheiro.
»post escrito originalmente para o Chucrute com Salsicha.

3 thoughts on “Meet Me in St. Louis

  1. EXCELENTE BLOG!
    MEMÓRIA DA T V E DO CINEMA-
    ONG – CULTURAL DE RESGATE E PRESERVAÇÃO DE IMAGENS DA TV E CINEMA NO BRASIL
    MEU ACERVO DE COLEÇÃO, MUITOS TELECINADOS OU CONVERTIDOS DE VHS, OUTROS ADQUIRIDOS DE COLECIONADORES, COM BOA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM, DUBLADOS OU LEGENDADOS EM PORTUGUES. (Leia com atenção: são SERIADOS, NOVELAS, DESENHOS, ANIMES, TOKUSATSUS, PROGRAMAS, MINI-SÉRIES E COMERCIAIS ANTIGOS DA TV, FUTEBOL RARO, TELECATCH, CARNAVAL, FILMES CULT, CLÁSSICOS E RAROS, DOCUMENTÁRIOS proibidos, banidos, censurados, MAKING OG, VÍDEO-AULAS (DESENHO,QUADRINHOS,ESCULTURA..),ENTREVISTAS
    (SE RECEBER ESTE INCOMPLETO, ME PEÇA QUE RE-ENVIO ANEXADO P/ CONSULTA OFF-LINE meu e-mail magobardo@yahoo.com
    e visite Parte do meu acervo de DVDs e VHS raros http://memoriatvcinema.net46.net

  2. Oi Fer
    Legal descobrir também esse seu blog conjunto com o Moa.
    Oi Moa, sou Elena (leitora ávida do Chucrute)
    Moa, já que você vai prestar atenção em comidas nos filmes, que tal também nos jardins?
    Fer e Moa
    Recomendo o blog de uma amiga a vocês, chama-se Jardins no cinema (http://jardinsnocinema.blogspot.com/)
    Espero que gostem.
    Beijos,
    Elena sem H

  3. Esse post é a CARA do Chucrute! hehehehe!
    Nunca vi esse filme, e fiquei super curioso para vê-lo. Acho que vou começar a ver filmes, daqui pra frente, prestando atenção às cenas de comida e cozinha. :^)
    Beijocas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *