Seguindo no festival Bette Davis e na nossa conversa particular (Fer e Moa, Moa e Fer) vamos falar sobre A Stolen Life, filme de 1946, produzido pela própria Bette que interpreta irmãs gêmeas pela primeira vez (coisa que ela faria novamente, anos mais tarde).
Antes de falar do filme em si é importante ressaltar o PRAZER que tive agora há pouco, por quase duas horas, vendo “A Stolen Life” pela primeira vez na minha vida. Existem experiências únicas que devem ser saboreadas ao máximo. Ver um bom filme pela primeira vez é uma delas. E filmes inéditos da Bette Davis são raros e quando a gente curte eles aí fica melhor ainda.
E eu adorei ver esse filme!

stolen1.jpg Stolen2.jpg
Stolen3.jpg Stolen4.jpg

Bette é Kate, uma moça boazinha que gosta de desenhar e se encanta com Bill (o bonitão Glenn Ford) que mora em um farol numa ilha onde ela tem uma casa. Kate é rica mas não é mimada. É uma moça inteligente, talentosa, delicada e que se apaixona por Bill. Bill também se encanta por ela, até conhecer sua irmão Pat (Bette Davis novamente, arrasando quarteirões).
Quando Bill conhece Pat ela o faz pensar que é Kate e ele faz a seguinte “confissão”: “Kate, você é como um bolo. Antes eu te via como um bolo simples, gostoso, mas sem cobertura. Mas os homens gostam de cobertura, Kate.” E ela (na verdade Pat, “fingindo” ser Kate) responde, “E hoje você tá achando que eu tenho muita cobertura, não é?” Hahahahaha! Não acreditei no diálogo.
A conclusão é que a biscateira da Pat rouba o namorado da irmã gêmea boazinha e se casa com ele. O tempo passa e Kate está perdida, sem saber o que fazer da vida, descobrindo que seu talento como pintora não é lá essas coisas e ainda apaixonada por Bill, mesmo à distância.
Bill viaja e Pat vai para a ilha e encontra com Kate. Elas resolvem passear de barco e, no meio da uma tempestade, Pat morre afogada. Kate se salva e fica com a aliança de casamento de Pat em sua mão. Obviamente todo mundo acha que Kate morreu e Pat sobreviveu. Quando Kate se dá conta que vai poder ficar como a esposa de Bill, ela toma o lugar da irmã e começa a viver como Pat.
A pobrezinha logo descobre que Bill está pedindo divórcio por ter descoberto uma infidelidade da esposa, que era uma vagabunda de marca maior. O final é feliz, claro. E a história é uma das mais velhas na face da terra (estilo Ruth e Raquel, “Mulheres de Areia”, saca?) mas o filme é uma delícia.
Adorei os cenários, os coadjuvantes, o narizinho fofo do Glenn Ford novinho, os efeitos especiais maravilhosos para vermos as duas Bettes na tela ao mesmo tempo e, claro, Bette Davis em todas as cenas, vibrante e carismática, forte e única como sempre. Impossível tirar os olhos dela.

4 thoughts on “A Stolen Life

  1. Oi, Guilhermino.
    Você vai gostar do filme, sim, mas eu não saberia dizer se há outras semelhanças entre o filme e a história da Ivani Ribeiro. Sei é que esse enredo é “batidaço”. Hehehehehe.
    Quanto às cores, eu vejo aqui o fundo cinza e as letras brancas, super fácil de ler. Não é assim que aparece para você?
    Abraços e obrigado pela visita.

  2. Vou assistir, mas tá na cara que a Ivani Ribeiro “chupou” essa história para mulheres de areia…
    P.s. Meu primeiro comentario deu um erro, mas não sei qual, pois com essa cor de fundo ficou impossivel ler…

  3. Eu também achava que você já tinha visto esse, Fer, mas não lembrava ao certo. Não tem nenhum post seu sobre ele, acho que foi por email, na conversa mais privada. Hehehehehe.
    Mas é muito legal, né?
    E viva o novo blog Bette Davis Mania! Hahahaha!

  4. Moa, EU JA VI ESSE FILME!!! to gritando, porque lendo sua review lembrei da historia! 🙂 Nao sei se vi desde o inicio, porque voce sabe eu vejo muito filme começado, so um pedaço, so o fim, vejo tudo, mas as vezes nao me lembro do titulo. Mas ESSE EU VI!! As irmas no barco, a ruinzinha morre, so nao me lembrava que era o Glenn Ford. Acho que ate comentei esse filme aqui na nossa conversa particular-publica, ou por e-mail, nas nossas conversas particulares-privadas! Que adoravel! beijao,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *