Born Yesterday (1950)

Numa conversa recente com duas amigas uma das minhas mais graves “falhas cinematográficas” foi levantada, “Como assim, você nunca viu Born Yesterday, Moa?! Veja!”
Assim eu fiz.
Minha “implicância” com o filme era bem fácil de explicar. Embora o filme tenha William Holden lindo e maravilhoso, adorável como sempre, no seu melhor ano, a atriz do filme, Judy Holliday, “roubou” o Oscar de 1950, que deveria ter ido ou para Bette Davis ou para Gloria Swanson. Se eu pudesse voltar no tempo e manipular os votos para melhor atriz daquele ano, o Oscar seria um empate entre as duas divas e essa história seria corrigida, mas enfim…
Uma vez dito isso, eu tenho que confessar que ADOREI Born Yesterday e vi o filme com um sorriso de orelha a orelha, gargalhando em diversas partes. Uma delas chegou a me arrancar lágrimas dos olhos, exatamente como a Fer tinha dito que acontece com ela. Vejam:

Não é irresistível? As caras que ela faz para contar as cartas, seus olhares, sua voz, seus gestos. A cena toda é brilhante pois eles quase não têm fala e Broderick Crawford dá um show também.
Judy Holliday interpretou a mesma personagem no teatro durante três anos, antes de fazer o filme. Depois ficou marcada como a loura burra e fez poucos filmes, infelizmente. Morreu de câncer de mama, aos 43 anos de idade, mas entrou para a história do cinema como aquela que roubou o Oscar de Bette Davis e Gloria Swanson. Não posso dizer que foi justo, mas foi merecido, o que quer que isso signifique. ;^)

One thought on “Born Yesterday (1950)

  1. Ah, Moa!! Que legal que voce viu! 🙂
    Nao tinha como nao gostar, ne? Eh um filme taoooo divertido!
    Eu gosto de tudo, ate das pieguices patrioticas.
    E essa cena, posso rever mil vezes, vou chorar de rir mil vezes!
    Faltou a parte em que ele nao quer pagar o dinheiro que perdeu pra ela–hahahaha!
    Querido, o Oscar NUNCA é JUSTO.
    Mas todas mereciam levar, embora so uma tenha feito–Judi Holliday.
    beijo,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *