Tippi&Alfie.jpg
Depois de assistir o novo filme da HBO The Girl, sobre o relacionamento do mestre Alfred Hitchcock e sua “descoberta” Tippi Hedren, não consigo parar de pensar nos dois.
É verdade que eu gosto dessa história há muito tempo. Desde que vi The Birds a primeira vez e, algum tempo depois, Marnie fui “fisgado” pela beleza, charme, classe e presença de Tippi Hedren. Sempre soube que ela não era uma atriz experiente e, provavelmente, muito do que a gente vê nos filmes é mérito do velho Hitch que, mesmo considerando atores como “gado”, sabia tirar o melhor de cada um. Ainda assim, quando a gente assiste o famoso “screen test” que Hitchcock fez com Tippi antes das filmagens do primeiro filme, a gente nota claramente como Tippi sabia se portar diante de uma câmera, como se sentia confortável naquela situação e como a câmera adorava captá-la. Durante o teste rola muita improvisação também e, diferentemente do que se vê no telefilme da HBO, Tippi parecia estar totalmente em controle da situação.
Enfim, eu acho totalmente plausível a versão contada neste novo filme para todas as torturas às quais o velho mestre submeteu sua nova obsessão. Não dá pra negar que ele tinha um “quê” de sádico já que todos os seus filmes lidam com situações mórbidas, perigosas e o prazer que ele queria nos fazer sentir era sempre ligado à possibilidade de dor, morte, humilhação, prisão, perseguição, culpa, obsessão etc.
É também fato que se a gente (eu em particular) gosta tanto desses filmes é porque tem um pouquinho disso na gente também, né? Verdade seja dita.
O mais legal disso tudo é saber que hoje Tippi é mais velha do que Hitch era quando faleceu. É saber que embora ela não tenha tido uma carreira brilhante em Hollywood conseguiu construir um maravilhoso santuário para grandes gatos e outros animais. Como disse Camille Paglia no livro “The Birds”, em que analisa o filme em maravilhosos detalhes, “De todas as estrelas de Hitchcock, Tippi foi a única a descobrir o MacGuffin! E nesse embate particular com Hitch, Tippi teve a palavra final.”
P.S.: Se você não sabe o que é “MacGuffin”, eu conto outro dia. Ou então pergunte ao Dr. Google. 😉
Tippi _ CAT.jpg

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *