Moa & Fezoca

Quem são Moa e Fezoca?

[*Texto escrito pelo Moa no primeiro post do Cinefilia, em maio de 2002]

São dois fanáticos por cinema. Cresceram vendo filmes e mais filmes. Sonharam e viajaram nas imagens e sons que vinham da tela mágica. Em meio aos embalos do John Travolta e cabelos da Farrah Fawcett na década de 70 quando eles começaram a se embriagar com a sétima arte, foram aos poucos apurando o gosto pra coisa. Alfred Hitchcock é referência obrigatória: Rear Window indispensável e Vertigo quase uma obsessão.

A lista de ídolos em comum é enorme: William Holden, Lauren Bacall, Audrey Hepburn, Jeff Bridges, Sean Penn, Roman Polanski, Dennis Quaid, Janis Joplin, Leonard Cohen…

Algumas preferências são mais distintas: Kim Novak x Tippi Hedren, Jim Carrey x Joe Dallesandro, Bette Davis x Rita Hayworth, Gus Van Sant x Cameron Crowe, Sting x Bob Dylan…

Alguns filmes os aproximaram: Dancing in the Dark, Almost Famous, The Birds… Outros divergiram: Eyes Wide Shut, Vanilla Sky, Interview With The Vampire ou qualquer outro filme com Tom Cruise!

O importante, entretanto, é ver filmes, falar de cinema e sonhar com o que está por vir, mesmo que eles hoje estejam um tanto exigentes e não é qualquer filmeco para tv a cabo que eles engolem.

Um brinde aos que ainda fazem bom cinema, como Hitchock, Welles, Wilder, Cocteau e tantos outros faziam, e a todos que os apreciam ou depreciam, contanto que os vejam!

Moa & Fer
Moa & Fer – [ nosso segundo encontro – Rio de Janeiro, junho/04 ]
::::

Quem é Fezoca?

Fer
Fer
Meu nome é Fernanda Guimarães Rosa, sou jornalista e webdeveloper, tenho 49 anos, um marido Ursão, que não é gordo nem peludo e um filho lindo e inteligente de quase 29 anos chamado Gabriel. Também tenho um gato chamado Misty Gray [por causa da nadadora americana Misty Hyman e da cantora Macy Gray] e outro chamado Roux [por causa do Johnny Depp em Chocolat]. Nós moramos em Davis, Califórnia, mas somos todos brasileiros [menos os gatos]. Eu escrevo, nado, faço caminhadas, adoro Blues, fotografia, colecionar livros de cozinha e escrever e falar sobre comida. Tenho uma horta e um jardim, vejo a maioria dos filmes que comento aqui no Cinefilia na tevê. Vou a cinema quando posso, mas devo confessar que essa é umas das minhas atividades favoritas. Davis é uma cidade universitária pequena, mas tem dois complexos de cinema e um cinema independente, instalado num pédio totalmente restaurado dos anos 30. Eu adoro comentar os filmes que vejo, mas faço tudo de uma maneira casual. Eu não faço rascunho, não escrevo em editor de texto, não tenho corretor ortográfico, portanto minhas colaborações aqui no Cinefilia são totalmente espontâneas e informais.

::::

Quem é Moa?

Moa
Moa
Meu nome é Moacir. Sou desenhista industrial por profissão, fui professor de inglês por muitos anos e hoje trabalho na divisão de marketing de uma editora. Moro no Rio, onde nasci e cresci. Adoro viajar e gostaria de viver em outros lugares. O máximo que consegui foi morar em Porto Alegre por um ano. Foi muito bom, diga-se de passagem.

A primeira vez que fui ao cinema foi com a minha mãe, para ver “Pinóquio” do Walt Disney. Me lembro da escuridão na sala me envolvendo e do biscoito “creme craque” que saiu da bolsa da minha mãe em cujo colo eu sentei. Foi magia pura. E aquela baleia engolindo Pinóquio e Gepeto foi o meu primeiro “frisson” dentro do cinema. Depois, aos 15 anos, por causa da música “Bette Davis Eyes” virei um fã obcecado por Bette Davis e passei os anos seguintes colecionando tudo o que se referisse a ela. Vi todos os filmes que pude e, no rastro, virei um fã de Hollywood e toda sua história.

Hoje, aos 38 anos, casado com o Lau há quatro e “pai” da Cocker Spaniel mais linda do mundo, continuo vendo filmes e mais filmes. Cinema, tv, video, dvd, nada me escapa, tudo me agrada. Gosto dos clássicos de Hollywood, gosto dos brasileiros, franceses e italianos. Gosto de filmes em PB e daqueles cheios de efeitos especiais. Gosto de tudo. Cinema é minha vida.

Meryl Streep, James Dean, Matt Dillon, Audrey Hepburn.

William Holden, Tippi Hedren, Joe Dallesandro. Tom Cruise, Lauren Bacall, Catherine Deneuve, River Phoenix.

Julie Newmar, Charlotte Rampling, Hugh Jackman e Christian Bale.

Traço todos!

::::