Quem são Moa e Fezoca?
[*Texto escrito pelo Moa no primeiro post do Cinefilia, em maio de 2002]
São dois fanáticos por cinema. Cresceram vendo filmes e mais filmes. Sonharam e viajaram nas imagens e sons que vinham da tela mágica. Em meio aos embalos do John Travolta e cabelos da Farrah Fawcett na década de 70 quando eles começaram a se embriagar com a sétima arte, foram aos poucos apurando o gosto pra coisa. Alfred Hitchcock é referência obrigatória: Rear Window indispensável e Vertigo quase uma obsessão.
A lista de ídolos em comum é enorme: William Holden, Lauren Bacall, Audrey Hepburn, Jeff Bridges, Sean Penn, Roman Polanski, Dennis Quaid, Janis Joplin, Leonard Cohen…
Algumas preferências são mais distintas: Kim Novak x Tippi Hedren, Jim Carrey x Joe Dallesandro, Bette Davis x Rita Hayworth, Gus Van Sant x Cameron Crowe, Sting x Bob Dylan…
Alguns filmes os aproximaram: Dancing in the Dark, Almost Famous, The Birds… Outros divergiram: Eyes Wide Shut, Vanilla Sky, Interview With The Vampire ou qualquer outro filme com Tom Cruise!
O importante, entretanto, é ver filmes, falar de cinema e sonhar com o que está por vir, mesmo que eles hoje estejam um tanto exigentes e não é qualquer filmeco para tv a cabo que eles engolem.
Um brinde aos que ainda fazem bom cinema, como Hitchock, Welles, Wilder, Cocteau e tantos outros faziam, e a todos que os apreciam ou depreciam, contanto que os vejam!

Quem é Fezoca?
Quem é Moa?
A primeira vez que fui ao cinema foi com a minha mãe, para ver “Pinóquio” do Walt Disney. Me lembro da escuridão na sala me envolvendo e do biscoito “creme craque” que saiu da bolsa da minha mãe em cujo colo eu sentei. Foi magia pura. E aquela baleia engolindo Pinóquio e Gepeto foi o meu primeiro “frisson” dentro do cinema. Depois, aos 15 anos, por causa da música “Bette Davis Eyes” virei um fã obcecado por Bette Davis e passei os anos seguintes colecionando tudo o que se referisse a ela. Vi todos os filmes que pude e, no rastro, virei um fã de Hollywood e toda sua história.
Hoje, aos 38 anos, casado com o Lau há quatro e “pai” da Cocker Spaniel mais linda do mundo, continuo vendo filmes e mais filmes. Cinema, tv, video, dvd, nada me escapa, tudo me agrada. Gosto dos clássicos de Hollywood, gosto dos brasileiros, franceses e italianos. Gosto de filmes em PB e daqueles cheios de efeitos especiais. Gosto de tudo. Cinema é minha vida.
Meryl Streep, James Dean, Matt Dillon, Audrey Hepburn.
William Holden, Tippi Hedren, Joe Dallesandro. Tom Cruise, Lauren Bacall, Catherine Deneuve, River Phoenix.
Julie Newmar, Charlotte Rampling, Hugh Jackman e Christian Bale.
Traço todos!